CARTA DO REITOR
PELO JUBILEU DE ELEVAÇÃO DA BASÍLICA-MENOR DE SANTO AGOSTINHO

A todos os que lerem, Saudações, Paz e Bênçãos no Senhor.
   santo Agostinho é um dos mais importantes santos e teólogos de nossa igreja. Seus escritos abordam uma ampla variedade de questões religiosas e filosóficas, incluindo o pecado original, a graça divina e a Trindade. Agostinho é conhecido por sua convicção de que a razão e a fé não são incompatíveis, defendendo que a razão pode ajudar a aprofundar a compreensão da fé. Seus escritos influenciaram muitos pensadores ao longo da história da igreja e continuam a ser estudados e admirados até hoje. Ele é considerado um dos maiores santos e pensadores da igreja católica. (Bula Sanctus Augustinus, João Paulo VI)

Ao celebrar 1 ano de Elevação desta basílica, que tem uma grande relevância e apreço em nosso apostolado, sinto-me, como reitor, muito honrado e agradecido por organizar este momento. Tentamos fazer com que as celebrações, a festa, a solenidade que esta igreja merece fosse feita com dignidade. E vivendo todos esses momentos, não tive dúvidas que o que eu, particularmente, estava vivendo, era muito especial.

Uma Basílica que têm em sua história tantos bispos que foram párocos e reitores, que teve o Santo Padre, o Papa Emérito Bento VII como primeiro pároco, que teve o antes, Mons. Lucas Reichert, hoje Dom Lucas Cardeal Reichert, a ele manifestamos nosso carinho, ele que ama até hoje essa igreja, que teve também Pe. Giovanni Aguilar, hoje, Dom Giovanni Aguilar, nosso núncio apostólico, que teve tantos reitores como Dom Danilo Santa Rosa, Antônio Matheus, Cônego Álvaro, Othon Rivaldo, Pe. Enzo Loppes, Pe. Rafael Rodrigues, Cônego Lucas Wendel, e Pe. Joel Flávio como pároco, e o primeiro reitor após a elevação, neste dia, há 1 ano atrás. A ele dirigimos um agradecimento especial, pois permaneceu por 1 ano nesta igreja e ajudou a construir uma grande parte desta tão linda história. Agradecemos de coração a todos os que aqui passaram.

Eu, enquanto reitor em vigência, sou encarregado de cuidar com muito amor, e com muito zelo dessa Basílica. Desde o dia 1 de Abril, há 2 meses, estou conduzindo a "Paróquia Santo Agostinho", Basílica-Menor de Santo Agostinho!

Sei que depois de mim, também virão outros reitores. Virão mais padres, se Deus quiser, mais bispos, mais principalmente, mais vocações ardentes pelo anúncio do evangelho e do reino de Deus. A história da Basílica irá virar ainda mais páginas em seu livro, muitas delas com acontecimentos grandiosos, como um verdadeiro livro de histórias, com altos e baixos, alegrias e tristezas, mas claro, a esperança que a eternidade está próxima, e que devemos como sacerdotes, diáconos, bispos, cardeais, também os fiéis fervorosos que participam da grande ceia do Senhor, ser faróis e "alto-falantes" de Cristo, sem medo, com coragem!

Gratidão ao nosso governo eclesiástico, Dom Eduardo, nosso pastor, Arcebispo Primaz, que celebrou este jubileu substituindo o Santo Padre de maneira digna e inesquecível, também a Dom Thiago Marques, nosso bispo-auxiliar. Gratidão aos bispos que celebraram durante o tríduo, sendo eles: Dom Eduardo (cito-o novamente), Dom Gabriel Monteiro, e Dom Cauã Tavares, Deus os abençoe e os conserve sempre na santidade.

Encerro esta mensagem suplicando as Bênçãos de Deus por intercessão da Virgem Maria e de Santo Agostinho e Santa Mônica.

Dado e passado durante o I Jubileu de Elevação da Basílica-Menor de Santo Agostinho, ao nono dia do mês de Junho do Ano de 2024.


Padre Matheus Matos

Reitor da Basílica