BASÍLICA-MENOR DE SANTO AGOSTINHO
_____________

CARTA DE CONVOCAÇÃO
ANÚNCIO DO MÊS AGOSTINIANO DO ANO DE 2024

A todos os que lerem, Saudações, Paz, e Bênçãos no Senhor Jesus Cristo.

Santo Agostinho é um dos mais importantes santos e teólogos de nossa igreja. Seus escritos abordam uma ampla variedade de questões religiosas e filosóficas, incluindo o pecado original, a graça divina e a Trindade. Agostinho é conhecido por sua convicção de que a razão e a fé não são incompatíveis, defendendo que a razão pode ajudar a aprofundar a compreensão da fé. Seus escritos influenciaram muitos pensadores ao longo da história da igreja e continuam a ser estudados e admirados até hoje. Ele é considerado um dos maiores santos e pensadores da igreja católica.

Nós, como reitoria desta Basílica, temos a função de cuidar desta igreja com zelo e administrar com amor, mesmo em um apostolado católico virtual, que mesmo com os limites que são uma realidade na igreja virtual, têm a central missão de anunciar o Evangelho, como diz o próprio Cristo: 
“Ide e anunciai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Recentemente, toda a Santa Igreja Católica do Minecraft, foi convocada para o Ano Jubilar da Esperança de 2025, e, focando no tema central, a esperança, nós também celebramos o Mês Agostiniano, peregrinando com fé e alegria rumo à casa do pai. Santo Agostinho, acolhe-nos em sua casa como peregrinos da esperança e da paz. Por isso, tendo conhecimento que o Mês Agostiniano, que ocorre em todos os anos, que nos prepara para bem celebrarmos a Festa de Santo Agostinho e Santa Mônica, está se aproximando, e para festejarmos esse momento com grande alegria e júbilo, DECRETAMOS a Abertura do Mês Agostiniano, que deverá ser solenemente iniciado, no Jubileu de Criação da Basílica-Menor de Santo Agostinho. CONVOCAMOS todo o povo de Deus, os Peregrinos da Esperança, para celebrarem conosco durante os próximos 31 dias.

O tema específico, que deverá nortear todo o mês será: “Santo Agostinho, Acolhei-Nos como Peregrinos da Esperança e da Paz.


Sem mais, rogamos as Bênçãos de Deus por intercessão de Santo Agostinho e Santa Mônica sobre todos vós, e também a da Virgem Santa Maria, a Virgem do Pilar, que ela nos ilumine na realização, e participação do Mês Agostiniano 2024. Será um momento de extrema importância para nossa Basílica. 

Dado e passado ao vigésimo quinto dia do Mês de Julho, do Ano do Senhor de 2024, em meu gabinete de reitor.

Padre Matheus Matos
Reitor da Basílica