Jubileu de Elevação, Tríduos dos Santos Juninos e mais; Veja o que aconteceu na Basílica-Menor de Santo Agostinho nesse mês de Junho
______________________________________

Durante este mês de junho, encerrado ontem, a Basílica-Menor de Santo Agostinho, que está sob a tutela e reitoria do Padre Matheus Matos, tiveram várias novidades especiais para este mês que é de muitas festas principalmente para os católicos, pois comemoramos também os Santos: Santo Antônio, São João Batista, e São Pedro e São Paulo, ocasiões de muita alegria e festividades.

Em todo início de mês, mostraremos os principais destaques e o que se passou durante o mês anterior na Basílica, desde as celebrações importantes até os eventos especiais. Confira então, o que tivemos nesse mês de junho em nossa Basílica:

1. JUBILEU DE ELEVAÇÃO DA BASÍLICA

Entre os dias 6 à 9 de Junho, foi celebrado o Jubileu de Elevação da Basílica-Menor de Santo Agostinho, que naquela mesma data há 1 ano atrás, recebeu o Santo Padre, o Papa João Paulo VI, para celebrar o encerramento do Congresso Eucarístico que ocorreu na Arquidiocese, e também de sua Visita Apostólica a São João Del Creeper. A celebração solene foi marcada pela Bula de Elevação que elevava a 'Paróquia Santo Agostinho' à Basílica-Menor.

A basílica acolheu alguns celebrantes bispos. Foi um momento de grande alegria, fé e união. Todo o povo de Deus estava reunido para celebrar este momento tão especial e único para a basílica.

Confira registros:


1 Dia do Tríduo Jubilar presidido por Dom Eduardo Taras, Arcebispo Primaz


2 Dia do Tríduo Jubilar presidido por Dom Gabriel Monteiro, Arcebispo de Mariana


3 Dia do Tríduo Jubilar presidido por Dom Cauã Tavares, bispo-auxiliar de Aparecida

No dia solene, 9 de Junho, Sua Santidade, o Papa João Paulo VI, celebraria o dia solene, porém, teve um imprevisto de última hora e Dom Eduardo Taras, novamente celebrou e substituiu o Sumo Pontífice numa celebração linda e cheia de emoções. Entre elas, ao final da missa, foi lida uma carta comovente do reitor da Basílica sobre o evento, e foi anunciado com grande alegria a Festa de Santo Agostinho e Santa Mônica, que ocorrerá dos dias 19 à 28 de Agosto.


Missa Solene do Jubileu

2. TRÍDUO DE SANTO ANTÔNIO E DEPÓSITO DA RELÍQUIA DO SANTO NA CRIPTA

Dos dias 10 à 13 de Junho, foi realizado o Tríduo em Honra a Santo Antônio de Pádua na Basílica-Menor de Santo Agostinho. Na mesma ocasião, no último dia do Tríduo, foi recebida uma relíquia de primeiro grau do santo, vinda direto de pádua, na Itália. Trata-se de um fragmento de suas cordas vocais, que o próprio Papa São João Paulo II, pediu que reservasse, após sua exumação. 

Confira registros: 


1 Dia do Tríduo presidido por Dom Gustavo Cardeal Paes, Arcebispo de Aparecida


2 Dia do Tríduo presidido por Monsenhor Vinícius Lucas, da Diocese de Roma


3 Dia do Tríduo e recebimento da relíquia presidido por Dom Cauã Tavares, bispo-auxiliar de Aparecida

A relíquia permaneceu na Basílica para veneração dos fiéis no dia 13 de Junho, dia do Santo. No dia 14 de Junho, a relíquia foi depositada solenemente em procissão da Basílica até uma sala reservada dentro da cripta. Foi um momento sublime que marcou o evento na Basílica. 

Confira um registro:


Procissão e Depósito da Relíquia na Cripta

3. TRÍDUO DE SÃO JOÃO BATISTA

Foi realizado o Tríduo da Natividade de São João Batista na Basílica-Menor de Santo Agostinho, dos dias 21 à 23 de Junho. As celebrações contaram com a presença de celebrantes presbíteros, que foram convidados pela reitoria a estarem presidindo algum dia do Tríduo. Já é tradição na Basílica, celebrar este santo com um tríduo comemorativo, já que é um mês em que as festividades juninas são presentes de forma efetiva na basílica.

Confira alguns registros desse momento:


1 Dia do Tríduo presidido por Monsenhor Kauan Rodrigues, da Arquidiocese de Aparecida


2 Dia do Tríduo presidido por Frei Victor Lucas, O.Carm, da Arquidiocese de Aparecida


3 Dia do Tríduo presidido por Pe. Samuel Henrique, da Arquidiocese Primaz de São João Del Creeper

4. SOLENIDADE DE SÃO PEDRO E SÃO PAULO

No último dia 30 de Junho, último dia do mês, foi celebrada no Brasil a Solenidade de São Pedro e São Paulo, com celebrações por todo o país. E na Basílica-Menor de Santo Agostinho, não foi diferente. A missa solene que marcou a festa foi presidida pelo reitor, Padre Matheus Matos.

Confira registros:


Santa Missa da Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo

Na homilia, o Padre Matheus ressaltou o crescimento da igreja, mesmo desde a época dos Santos Pedro e Paulo. A igreja, que era tão pequena, foi crescendo, e se tornando tão grande, que nós poderíamos abrigar-se dentro dela. O Rev. também recordou a seguinte passagem que fala sobre o início da igreja: "Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la."(Mt 16, 13-19), e fez uma breve reflexão ao povo de Deus reunido na igreja.
______________________________________


Padre Matheus Matos

Reitor da Basílica