LIVRETO CELEBRATIVO
25.08.2024
Após um momento de silêncio:
Diác. ou Sac.: O Senhor esteja convosco.
Diác. ou Sac.: Naquele tempo, muitos dos discípulos de Jesus, que o escutaram, disseram: “Esta palavra é dura. Quem consegue escutá-la?” Sabendo que seus discípulos estavam murmurando por causa disso mesmo, Jesus perguntou: “Isto vos escandaliza? E quando virdes o Filho do Homem subindo para onde estava antes? O Espírito é que dá vida, a carne não adianta nada. As palavras que vos falei são espírito e vida. Mas entre vós há alguns que não creem”. Jesus sabia, desde o início, quem eram os que não tinham fé e quem havia de entregá-lo. E acrescentou: “É por isso que vos disse: ninguém pode vir a mim, a não ser que lhe seja concedido pelo Pai”. A partir daquele momento, muitos discípulos voltaram atrás e não andavam mais com ele. Então, Jesus disse aos doze: “Vós também vos quereis ir embora?” Simão Pedro respondeu: “A quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna. Nós cremos firmemente e reconhecemos que tu és o Santo de Deus”.
Pres.: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
Ass.: O amor de Cristo nos uniu.
Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.
(Festa de Santo Agostinho e Santa Mônica 2024)
Pres: Oh gloriosa Santa Mônica, espelho de esposas, modelo de mães, consolo de viúvas, mulher admirável, a quem Deus infundiu o espírito de oração e concedeu aquele dom de lágrimas com que soubestes fazer violência ao Deus das misericórdias, para que se compadecesse de vossos gemidos, escutasse vossas preces e vos concedesse as vossas súplicas, nós que sofremos e choramos nos tristes caminhos da vida, a suplicar-vos que nos atinjais o espírito de oração que tivestes e a misericórdia que merecem nossas culpas, para que, derramando com humildade nosso coração diante de Deus de toda piedade e misericórdia, atinjamos a graça de viver a santa vida que vivestes na terra, e mereçamos a glória que gozais agora no céu, em companhia de nossos pais, esposos e filhos, e de todos os que pelo sangue e pelo afeto nos pertencem e são, em Jesus Cristo, Senhor nosso, amados e queridos de nosso coração.
Pres: Amém.
℟.: SANTA MÔNICA, INTERCEDEI POR NÓS!
1. Ó Senhor, que confortastes a Mônica em suas provas, confortai a quantos sofrem de solidão e abandono em nossa sociedade, roguemos ao Senhor...
Pres: Gloriosíssima e bem-aventurada, Santa Mônica! Grande na paciência, magnânima na esperança e ditosa no triunfo; mulher sábia e prudente, que soubestes edificar vossa casa e nela resplandecestes como o sol quando amanhece nas alturas do céu, e em tudo fostes exemplo esclarecido à mulher cristã; agora que estais já na “terra dos que vivem para sempre, onde não há prantos nem gemidos, nem dor algum”, lembrai-vos das que ainda gememos e choramos neste vale, onde gemestes e chorastes; e intercedei diante do Senhor para que tenha compaixão de tantas mães e esposas em suas tribulações e trabalhos, e para que recolha nossos gemidos e escute nossas preces e nos conceda, como a vós, o fim de todos nossos desejos, e mereçamos, num dia, reinar e descansar na glória como vós, rodeadas de todos os entes queridos de nosso coração, e abençoar, ali, convosco as eternas misericórdias do Senhor, pelos séculos dos séculos.
℟.: Amém.
Por ocasião do Mês Vocacional
Ass.: Amém.
Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita a devida reverência, retira-se com os ministros.
0 Comentários