LIVRETO CELEBRATIVO

 E ÚLTIMO DIA DA NOVENA DE SANTO AGOSTINHO 
FESTA DE SANTO AGOSTINHO E SANTA MÔNICA 2024

Basílica-Menor de Santo Agostinho
27.08.2024

RITOS INICIAIS

CANTO DE ENTRADA

Reunido o povo, o sacerdote dirige-se ao altar com os ministros, durante o canto de entrada.

ÚLTIMO DIA DA NOVENA DE SANTO AGOSTINHO
(Festa de Santo Agostinho e Santa Mônica 2024)

ORAÇÃO INICIAL

Pres:
 Peregrino e enfermo volto a Ti, meu Deus, cansado de peregrinar fora e sobrecarregado pelo peso dos meus males. Experimentei que longe de tua presença não há refúgio seguro, nem satisfação que dure, nem desejo que dê fruto, nem bem algum que sacie os desejos da alma que criaste. Aqui estou, pobre e faminto. Deus da minha saúde, abre-me as portas da tua casa, perdoa-me, recebe-me, cura-me de todas as minhas enfermidades, unge-me com o óleo da tua graça e dá-me o abraço de paz que prometestes ao pecador arrependido. Oh Verdade! Oh Beleza infinitamente amável! Tarte te amei, beleza sempre antiga e sempre nova! Tarde demais eu te conheci! Que infeliz foi o tempo em que não te amei nem conheci! (Cf. Confissões X)  

3x Pai-Nosso; 3x Ave-Maria; Glória ao Pai.

SERMÃO

Leitor: Dos Sermões de Nosso Pai Santo Agostinho (Sermão 46,7) 
Ouço o apóstolo que diz: Pregue a palavra, insista em tempos oportunos e inoportunos. A quem em oportunos? A quem em inoportunos? A tempos oportunos aos que querem; a tempos inoportunos aos que não querem. Indiscutivelmente sou importuno, me atrevo a dizê-lo. Tu queres errar, tu queres se perder, eu não quero. 

LADAINHA DE SANTO AGOSTINHO
(Recitada)

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.
Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, o Pai do céu, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo, tende piedade de nós.
Deus, o Espírito Santo, tende piedade de nós
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.

Santa Maria, rogai por nós.
Santa Mãe de Deus,
São José, 
São Joaquim e Santa Ana, 
São João Batista, 
Santa Mônica, 
Santo Agostinho,
Santo Agostinho, exemplo de conversão,
Santo Agostinho, filho de tantas lágrimas,
Santo Agostinho, pregador do Reino de Deus,
Santo Agostinho, martelo dos hereges,
Santo Agostinho, ilustre guerreiro contra os inimigos da Igreja,
Santo Agostinho, implantador da fé verdadeira,
Santo Agostinho, buscador da Sabedoria Divina,
Santo Agostinho, exemplo de conduta para a vida apostólica,
Santo Agostinho, anunciador da Graça,
Santo Agostinho, pastor zeloso da Palavra de Deus,
Santo Agostinho, expositor da Sagrada Escritura,
Santo Agostinho, modelo dos pastores,
Santo Agostinho, socorro das almas que vacilam na fé,
Santo Agostinho, nobre defensor da pureza,
Santo Agostinho, esplendor da glória de Deus,
Santo Agostinho, florescente oliveira da Casa do Senhor,
Santo Agostinho, incansável adorador da Santíssima Trindade,
Santo Agostinho, cumpridor do Evangelho de Cristo,
Santo Agostinho, espelho brilhante de santidade,
Santo Agostinho, modelo de todas as virtudes,
Santo Agostinho, mestre da interioridade,
Santo Agostinho, auxílio dos esquecidos,
Santo Agostinho, amigo dos pobres,
Santo Agostinho, guarda da família cristã,
Santo Agostinho, guardião fidelíssimo do Depósito da Fé,
Santo Agostinho, exemplo vivo do Evangelho,
Santo Agostinho, recipiente público das obras de misericórdia,
Santo Agostinho, promotor da paz,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
Perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
Atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
Tende piedade de nós.

ORAÇÃO FINAL

Pres: Renovai na vossa Igreja, Senhor, nós vos pedimos, o espírito com que animastes nosso pai Santo Agostinho, para que também nós, sedentos de verdadeira sabedoria, nunca nos cansemos de vos procurar, fonte viva do amor eterno. Por Cristo, Nosso Senhor.
Pres: Amém.

RITOS FINAIS

BÊNÇÃO FINAL 

Se for necessário, façam-se breves comunicações ao povo.

Em seguida, faz-se a despedida. O sacerdote, voltado para o povo, abre os braços e diz:
Pres.: O Senhor esteja convosco.
℟.: Ele está no meio de nós.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres.: E a bênção de Deus todo-poderoso, Pai e Filho  e Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre.
O povo responde:
℟.: 
Amém.

Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
℣.: 
Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe.
O povo responde:
℟.: 
Graças a Deus.


Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita com os ministros a devida reverência, retira-se.