CARTA DE DESPEDIDA

DO CÔNEGO MATHEUS MATOS
DA BASÍLICA-MENOR DE SANTO AGOSTINHO

DO REVERENDÍSSIMO
CÔNEGO MATHEUS MATOS

A todos os que lerem em especial ao querido povo de Deus presente da Basílica-Menor de Santo Agostinho, saudações e Bênçãos vindas do Céu.

Caríssimos irmãos, com o coração repleto de emoção e gratidão, venho por meio desta manifestar meu carinho e render graças à Deus pela minha passagem como reitor desta Basílica. Compartilho-vos este momento de despedida desta igreja, a qual assumi como 15° Reitor no dia 01 de Abril deste ano de 2024, e tendo completado significativos 7 meses os quais me dediquei, é chegada a hora de colocar um ponto final em toda esta história e despedir-me de todos vocês, afim de exercer uma nova missão, uma que com certeza irá exigir muito mais de mim: ser Reitor do Seminário Arquidiocesano. E assumindo este ofício, espero ter o vigor e continuar vivendo minha missão de forma virtuosa, buscando a cada dia ser o pastor que zela e cuida do seu rebanho, como eu busquei o fazer nesta Basílica.

É de meu dever enquanto presbítero colocar em prática as palavras do próprio Cristo, a saber: 
"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (cf. Mc 16,15). Neste propósito, sou sempre chamado a buscar viver a evangelização, o pastoreio, o sacerdócio santo. E durante este tempo em que permaneci nessa igreja, pude vivenciar de forma muito concreta essa missão. Nosso Senhor Jesus Cristo guiou, e com a intercessão de sua Mãe Santíssima, iluminou meu caminho, o qual percorri, pondo minha confiança nele. E neste momento, é nele que irei por minha confiança e também no Pe. Heitor Alexandre, que terá de cuidar e apascentar todo este rebanho a partir de agora, a ele, manifesto meu carinho e afeto.

Durante este tempo, trabalhamos juntos, como povo de Deus. Conseguimos realizar muitos projetos e muitos avanços e novos passos foram dados. Fizemos novenas, tríduos, juntos fizemos a Festa de nosso Padroeiro, Santo Agostinho, e nesta, trouxemos o Santo Padre para celebrar conosco. Fizemos reformas, construímos e revitalizamos muitas obras, principalmente na área externa da igreja. Também, como último projeto, abrimos o Portal Agostiniano, e lançamos o livro da novena de natal, que já pode ser acessado.

Não é um adeus definitivo, mas um até logo, sendo que cada memória, cada momento marcante, cada dia em que vivi aqui, ficará marcado em meu coração. Ao me despedir e realizando meu último ato nesta Basílica, deixo-vos minha bênção e minhas orações, e peço à Santo Agostinho, padroeiro, que interceda por todos vós, para que possam sempre viver "Por Cristo, Com Cristo, e Em Cristo".

Por fim, despeço-me com carinho de todos vocês.

Dado e passado no gabinete do Reitor, sob o Pontificado de João Paulo VI, ao vigésimo sexto dia do Mês de Novembro do Ano de 2024.

Matheus Matos
Ex-Reitor da Basílica, e que a levará no coração para todo o sempre.